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Estevão
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Estevão
Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

(PUCMG-Adaptado) Na segunda metade do século XIX, surgiu o “socialismo científico”, cujo teórico mais importante foi Karl Heinrich Marx. Assinale V para Verdadeiro e F para Falso, indicando os elementos fundamentais do pensamento marxista: (___) materialismo dialético. (___) interpretação econômica da história. (___) conceito de luta de classes. (___) princípio de não intervenção estatal. a)V – F – V – V. b)F – F – V – V. c)V – V – V – V. d)V – F – F – F. e)V – V – F – V.

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Resolução da questão: a)V – F – V – V.

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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

(Ufrs 2000) Sobre o imperialismo do século XIX, são feitas as afirmações abaixo: I. Constituiu uma marca do capitalismo em sua etapa monopolista financeira. II. Esteve associado à disputa entre as nações industriais por mercados consumidores. III. Estimulou a política econômica mercantilista dos Estados absolutistas. IV. Manteve acesa a crença da superioridade europeia em relação aos povos colonizados. V. Contribuiu decisivamente nas rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial. Quais afirmativas estão corretas? a)Apenas I, II, III e IV. b)Apenas I, II, IV e V. c)Apenas I, II, III e V. d)Apenas I, III, IV e V. e)Apenas II, III, IV e V.

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Resolução da questão: b)Apenas I, II, IV e V.

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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

“Uma cidade (…) é uma pessoa cuja vontade, pelo pacto de muitos homens, há de ser recebida como sendo a vontade de todos eles; de modo que a cidade possa utilizar todo o poder e as faculdades de cada pessoa particular, para a preservação da paz e a defesa comum.” (HOBBES, T. Do cidadão. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 109.) Hobbes faz esta associação entre a cidade e a pessoa, apontando que, nesta associação: a)Pode haver consonância de vontades desde que todos se voltem à vontade divina. b)Tanto a vontade da cidade como a vontade de cada pessoa estão em consonância, formando uma vontade única. c)A vontade da cidade deve ser entendida como distinta da vontade de todos. d)Através do pacto, as vontades individuais serão buscadas diferentemente para cada homem. e)É necessário o estabelecimento de um pacto para criar, assim, uma nova ordem social.

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Resolução da questão: c)A vontade da cidade deve ser entendida como distinta da vontade de todos.

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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

As análises de Santo Agostinho quanto ao direito divino de governar indicam: I – Que o exercício da função política abrange a pessoa humana inteira tomando seu corpo e alma. Traça um caminho teológico para aqueles que se sentem chamados para exercer cargos de governo. II – Defende que o objetivo relativo da política é garantir a tranquilidade, a ordem e o bem comum de todos os cidadãos. Para ele esses são bens necessários, porém, não absolutos. III – A legitimidade do poder está na relação com Deus, de onde origina todo o poder. IV – Todas as instituições sociais, incluindo a política, tem como finalidade fazer os homens inflamarem o desejo expresso na oração do Pai-Nosso: “venha a nós o vosso reino.” Por isso, defende que amar a Deus e aos homens é a mesma coisa. Estão corretas as afirmações: a)I e II. b)II, III e IV. c)III e IV. d)I, II, III e IV. e)I, II e IV.

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Resolução da questão: d)I, II, III e IV.

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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

Por que uma cidade é injusta quando há diferença entre ricos e pobres? a)Porque a injustiça social se instaura com grande dificuldade de igualar os pobres por meio da obtenção e remuneração do trabalho como forma de obter riqueza. b)Há limitações às quais pobres e ricos são expostos e que justificam a diferença entre esses, tais como a fixação da boa remuneração do trabalho dos trabalhadores pobres e a obrigatoriedade para que impostos recaiam apenas sobre os ricos. c)Para Aristóteles, o objetivo da justiça distributiva que é o de igualar os desiguais, por meio da distribuição desigual dos bens, para dar a todos o que lhes é devido como seres humanos. Na cidade injusta, o direito dos pobres em ter acesso às riquezas é vedado por limitações. A consequência é ter, na cidade injusta, uma parcela dos cidadãos sem o direito à vida boa garantido. d)Segundo Platão, a justiça distributiva tem a finalidade de dar a todos os seres humanos o que lhes é devido. O direito dos pobres de ter acesso às riquezas, na cidade injusta, é impedido por várias limitações. A consequência é ter, na cidade injusta, uma parte dos cidadãos sem poder exercer o direito à vida com regalias. e)Ao desrespeitar o modo pelo qual a comunidade estabeleceu a participação no poder, para Aristóteles, a cidade torna-se injusta. Não se leva em conta o que a cidade mais valoriza, como o direito dos pobres em ter acesso às riquezas vedado por limitações impostas à extensão da propriedade, de fixação da boa remuneração do trabalho dos trabalhadores pobres, de impostos e tributos que recaiam sobre os ricos apenas, etc.

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Resolução da questão: c)Para Aristóteles, o objetivo da justiça distributiva que é o de igualar os desiguais, por meio da distribuição desigual dos bens, para dar a todos o que lhes é devido como seres humanos. Na cidade injusta, o ...

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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

Segundo Chauí (2012), podemos fazer a distinção entre o uso vago e generalizado da palavra política e um outro, mais específico e preciso, que fazemos quando damos a ela três significados principais e inter-relacionados: I. O significado de governo, compreendido como administração e direção do poder público, sob a forma do Estado. Governo e Estado são diferentes: governo está relacionado aos projetos e programas que uma parte da sociedade propõe para o todo, enquanto Estado é formado por um conjunto de instituições permanentes que permitem a ação dos governos. II. O significado de atividade realizada por especialistas, dentre eles os políticos, que pertencem a um tipo de organização sociopolítica: os partidos políticos. São esses partidos que disputam o direito de governar, ocupando cargos no Estado. III. O significado derivado do segundo sentido, que é de conduta duvidosa, repleta de interesses particulares disfarçados e quase sempre contrários aos interesses gerais da comunidade e conseguidos por meios ilegítimos ou ilícitos. É correto o que se afirma em: a)I, somente. b)I e II. c)I e III. d)II e III. e)I, II e III.

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Resolução da questão: e)I, II e III.

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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

A concepção ética, contrária à racionalista, contesta a razão, não aceita que ela tenha qualquer domínio sobre paixões e desejos, apontando a liberdade como a plena manifestação do sujeito que deseja. Essa concepção encontra-se em Nietzsche e em vários outros filósofos contemporâneos, sendo muitas vezes chamada de irracionalista por se opor à razão. Considerando tal visão, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas: ( ) A moral racionalista foi erguida com a finalidade de reprimir, e não de garantir o exercício da liberdade. ( ) A moral dos fracos é produto do ressentimento, que odeia e teme a vida, envenenando-a com a culpa e o pecado, voltando contra si mesma o ódio à vida. ( ) A sociedade governada por fracos hipócritas impõe aos fortes modelos éticos que os enfraqueçam e os tornem prisioneiros dóceis da hipocrisia da moral vigente. ( ) É preciso manter os fortes dizendo-lhes que o bem é tudo o que fortalece o desejo da vida e que o mal é tudo o que é contrário a esse desejo. A sequência correta é: a)V, F, V, F. b)F, V, F, V. c)V, F, F, V. d)V, V, V, V. e)F, F, F, F.

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Resolução da questão: d)V, V, V, V.

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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

Segundo Immanuel Kant, as três máximas morais que exprimem a incondicionalidade dos atos realizados por dever, conforme Chauí (2012), são: I. Aja como se a máxima de tua ação devesse ser eleita por sua vontade em lei universal da Natureza. II. Aja de tal forma que trate a humanidade, tanto na sua própria pessoa como na pessoa de outro, sempre como um fim e nunca como um meio. III. Aja como se a máxima de sua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais. Está correto o que se afirma: a)Em I, II e III. b)Apenas em I e II. c)Apenas em I e III. d)Apenas em I. e)Apenas em II e III.

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Resolução da questão: a)Em I, II e III.

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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

Descartes estava convencido de que é possível vencer os efeitos das origens dos erros ao apelar para uma reforma do entendimento e das ciências. É o próprio sujeito do conhecimento que vai agir contra os efeitos do erro ao decidir e optar pela necessidade de encontrar fundamentos seguros para o saber. Para tal, Descartes criou que procedimento? a)A precipitação, que é a facilidade e a velocidade com que nossa vontade nos faz emitir juízos sobre as coisas antes de verificarmos se nossas ideias são ou não são verdadeiras. b)A verdade, mas que não está no domínio do homem, pois pertenceria apenas a Deus. c)A dúvida metódica, conforme nos explica Chauí (2012, p. 167): “[…] procedimento […] pelo qual o sujeito do conhecimento, analisando cada um de seus conhecimentos, conhece e avalia as fontes e as causas de cada um, a forma e o conteúdo de cada um, a falsidade e a verdade de cada um e encontra meios para livrar-se de tudo quanto seja duvidoso perante o pensamento”. d)O conhecimento sensível, que é composto pela sensação, percepção, imaginação, memória e linguagem. e)A prevenção, que é a facilidade com que nosso espírito se deixa levar pelas opiniões e ideias dos outros sem a preocupação de analisar e verificar se são ou não verdadeiras.

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Resolução da questão: c)A dúvida metódica, conforme nos explica Chauí (2012, p. 167): “[…] procedimento […] pelo qual o sujeito do conhecimento, analisando cada um de seus conhecimentos, conhece e avalia as fontes e as causas de cada um, a ...

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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

Leia atentamente as asserções a seguir: I – Acompanhe também esse outro aspecto que tem muita semelhança com nossos dias: na Grécia Antiga, o momento em que o cidadão mais aparece e mais exerce sua cidadania é quando discute, opina, delibera e vota nas assembleias. Por isso II – A educação, na época dos sofistas, tinha como padrão a formação do bom orador, aquele que sabia falar em público e persuadir os outros na política (pólis – cidade). Assinale a alternativa correta: a)As duas asserções são falsas. b)As duas asserções são verdadeiras, e a asserção II explica a asserção I. c)As duas asserções são verdadeiras, e a asserção II se contrapõe à asserção I. d)A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira. e)A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

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Resolução da questão: b)As duas asserções são verdadeiras, e a asserção II explica a asserção I

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