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Estevão
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Estevão
Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

Considere as afirmações analisando se são (V) verdadeiras ou (F) falsas sobre a teoria política de Aristóteles: ( ) Para analisar e apontar o que é justiça, Aristóteles nos conduz a refletir sobre dois tipos de bens: os partilháveis e os participáveis. ( ) Um bem é partilhável porque se relaciona a uma quantidade que não pode ser repartida, e é participável quando indica uma qualidade divisível. ( ) A riqueza é um bem partilhável – já que pode ser dividida e distribuída –, o poder político é um bem participável, porque é uma qualidade indivisível. ( ) Há dois tipos de justiça na polis: a justiça distributiva, relacionada aos bens econômicos partilháveis; e a justiça participativa, relacionada ao poder político participável. A cidade será justa ao fazer a diferença entre essas duas formas de justiça e possibilitar a concretização de ambas em igualdade. Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente: a)V – V – F – V. b)V – V – V – F. c)F – F – V – F. d)F – V – F – V. e)V – F – V – V.

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Resolução da questão: e)V – F – V – V.

contabilidade geral
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Asked: julho 31, 2021Curso: Contabilidade

1) Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira indicando os regimes políticos do ponto de vista da “arché”: (1) Monarquia. (2) Oligarquia. (3) Poliarquia. (4) Anarquia. ( ) Governo de muitos. ( ) Governo de ninguém. ( ) Governo de um só. ( ) Governo de alguns. Assinale a alternativa que indica a sequência correta: a)1 – 4 – 3 – 2. b)2 – 4 – 1 – 3. c)4 – 3 – 1 – 2. d)3 – 4 – 2 – 1. e)3 – 4 – 1 – 2.

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Resolução da questão: e)3 – 4 -1 – 2.

contabilidade geral
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Asked: julho 30, 2021Curso: Contabilidade

I – Para Hegel, somos seres históricos e culturais. POR ISSO II – além de nossa vontade individual subjetiva (que Kant nomeou como razão prática e Rousseau de coração), há uma outra, que tem muito mais poder, que determina a nossa e que está inscrita na cultura ou nas instituições: é a vontade objetiva. Considerando as duas asserções, assinale a alternativa correta sobre as concepções filosóficas de Hegel: a)A asserção I é verdadeira e a asserção II a complementa e explica. b)A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira. c)A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa. d)As duas asserções são falsas. e)A asserção II se contrapõe à asserção I.

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Resolução da questão: a) A asserção 1 é verdadeira e a asserção 2 acomplementa e explica.

Ética política sociedade
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Asked: julho 30, 2021Curso: Contabilidade

(UFU – 2005 – Adaptado) “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!’” (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução: Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1997, p. 87). A partir do texto e dos conhecimentos sobre o pensamento de Rousseau, é correto afirmar: a)Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização, por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho em relação aos semelhantes. b)A desigualdade é um fato natural, autorizada pela lei natural, independentemente das condições sociais decorrentes da evolução histórica da humanidade. c)A finalidade da instituição da sociedade e do governo é a preservação da individualidade e das diferenças sociais. d)A sociabilidade tira o homem do estado de natureza onde vive em guerra constante com os outros homens. e)Rousseau valoriza a fundação da sociedade civil, que tem como objetivo principal a garantia da posse privada da terra.

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Resolução da questão: a) Rousseau faz uma crítica ao processo de socialização por ter corrompido o homem, tornando-o egoísta e mesquinho em relação aos semelhantes.

Ética políttica sociedade
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Asked: julho 30, 2021Curso: Contabilidade

Esse filósofo localizava a origem do erro em duas atitudes que chamou de atitudes infantis: 1. A prevenção, que é a facilidade com que nosso espírito se deixa levar pelas opiniões e ideias dos outros sem a preocupação de analisar e verificar se são ou não verdadeiras. 2. A precipitação, que é a facilidade e a velocidade com que nossa vontade nos faz emitir juízos sobre as coisas antes de verificarmos se nossas ideias são ou não são verdadeiras. O filósofo que elaborou tal análise foi: A)Descartes b)Agostinho. c)Platão. d)Aristóteles. e)Sócrates.

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Resolução da questão: a) Descartes

Ética política sociedade
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Asked: julho 30, 2021Curso: Contabilidade

Esse filósofo localizava a origem do erro em duas atitudes que chamou de atitudes infantis: 1. A prevenção, que é a facilidade com que nosso espírito se deixa levar pelas opiniões e ideias dos outros sem a preocupação de analisar e verificar se são ou não verdadeiras. 2. A precipitação, que é a facilidade e a velocidade com que nossa vontade nos faz emitir juízos sobre as coisas antes de verificarmos se nossas ideias são ou não são verdadeiras. O filósofo que elaborou tal análise foi: A)Descartes b)Agostinho. c)Platão. d)Aristóteles. e)Sócrates.

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Resolução da questão: a) Descartes

Ética política sociedade
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Asked: julho 30, 2021Curso: Contabilidade

Esse filósofo definiu o campo das ações éticas: são definidas pela virtude, pelo bem e pela obrigação, mas também compõem um campo especial no qual a decisão e a escolha são essenciais. Deu importância à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência. O filósofo que trabalhou sobre essas reflexões foi: Alternativas: a) Pitágoras. b)Protágoras. c)Sócrates. d)Aristóteles e)platão

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Resolução da questão: a)relação social, tipo ideal.

Ética política sociedade
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Asked: julho 30, 2021Curso: Contabilidade

Esse filósofo definiu o campo das ações éticas: são definidas pela virtude, pelo bem e pela obrigação, mas também compõem um campo especial no qual a decisão e a escolha são essenciais. Deu importância à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência. O filósofo que trabalhou sobre essas reflexões foi: Alternativas: a) Pitágoras. b)Protágoras. c)Sócrates. d)Aristóteles e)platão

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Resolução da Questão: d) Aristóteles

Ética política sociedade
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Asked: julho 29, 2021Curso: Contabilidade

Considerando o pensamento de Descartes, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Considerava que a fonte do conhecimento verdadeiro é a razão.
b)É um representante da corrente filosófica conhecida como empirismo.
c)A sensação, assim como a razão, são elementos de equilíbrio ao conhecimento verdadeiro, o que permite resolver a chamada “dúvida metodológica”.
d)Desenvolveu um método para evidenciar a experiência sensível como irrefutável ao conhecimento verdadeiro.
e)Apresentou elementos da teoria de Platão para a ciência moderna.

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Resolução da questão: a)Considerava que a fonte do conhecimento verdadeiro é a razão

ÉticaPolítica e Sociedade
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Asked: julho 29, 2021Curso: Contabilidade

Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como sofistas. Tidos como “sábios”, eram pagos para ensinar aos jovens, principalmente a arte da argumentação.
Sobre estes pensadores, considere as assertivas a seguir:
I – Os sofistas eram mestres que viajavam de cidade em cidade e realizavam aparições públicas (discursos) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para ensinar a arte da argumentação.
II – Os sofistas acreditavam que através dos argumentos era possível se chegar à melhor solução em cada caso.
III – Os sofistas destacaram-se porque estavam preocupados em ajudar voluntariamente os cidadãos a desenvolverem as habilidades de discurso, que para os gregos eram fundamentais para a política.
IV – A retórica dos sofistas não se propunha a levar o interlocutor a questionar-se sobre a verdade dos fatos, dos princípios éticos ou dos sentimentos, mas em demonstrar a efetividade dos argumentos, o que tornava motivo de crítica por resvalar ao uso do discurso para a manipulação.
Estão corretas as afirmações:
Alternativas:
a)I, II e IV.
b)I, II e III.
c)I, II, III e IV.
d)II e III.
e)II e IV.

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Resolução da questão: a)I, II e IV.

ÉticaPolítica e Sociedade
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